Amigos Conquistados

domingo, 9 de agosto de 2009

O QUARTO ENCONTRO: Mais um pouco sobre gêneros textuais e o início das discussões sobre a importância da escrita.

O encontro do dia 20 de junho foi maravilhoso. Assistimos ao filme “Narradores de Javé”. Isso nos possibilitou muitas reflexões acerca da importância da escrita em nossa sociedade. Os cursistas não conheciam o filme. Essa atividade já é o início das discussões apresentadas pelo TP4. Apresentei a proposta de análise do filme sobre o papel do escriba e o papel que a própria escrita desempenha em nossas vidas. Ao apresentar a proposta de plano de aula, elas consideraram que o filme não interessaria ao grupo da totalidade dos alunos atendidos por nós, por levantar questões muito relevantes para toda a sociedade, mas não ser adequado para abordar essas questões com nossos alunos. Lembrei então do desinteresse dos alunos quando eu mesma trouxe o filme e apresentei a uma turma de 8º ano. Mesmo assim pedi a elas que desenvolvessem uma aula de conteúdo interdisciplinar para suas turmas, pelo menos como um exercício para o projeto a ser desenvolvido.

Para encerrar as atividades do caderno 3 trabalhamos o conceito de gêneros e tipos textuais mais uma vez e eu apliquei uma oficina de transposição de gêneros textuais, aquela mesma que Catia aplicou na época do encontro em Belo Horizonte, onde deveríamos classificar diversos gêneros apresentados em cartazes. Depois escolher dois gêneros entre os demais e procurar transpor um em outro. Elas escolheram o mesmo cartaz do gênero panfleto para transpô-lo em dois gêneros diferentes: Fizeram um poema e uma carta de um panfleto da Faculdade Pitágoras.

No início tiveram um pouco de dificuldade em entender a atividade. Precisaram buscar mais dados para interpretar e conseguir realizar a atividade proposta. Conversei com eles e levei a dificuldades deles para a sala de aula, onde os alunos não conseguem muitas vezes entender a proposta do professor e nós precisamos dar maiores esclarecimentos para que eles consigam resolver as questões que propomos. Expliquei mais uma vez, dei exemplos e conseguiram realizar com muito sucesso.

Os cursistas que estão aplicando as atividades em sala de aula relatam que estão adorando. Note-se que nem todos ainda receberam o material do gestar 2, o que está causando muito problema pra nós, uma vez que só três cursistas o possuem. Mas os que aplicam relatam muito sucesso nas atividades. Uma das professoras chegou a declarar que havia descoberto que não sabia dar aula de Português. Fiquei encantada com a humildade dela. Afinal, todos os cursistas são colegas de profissão e eu me vejo neles também: os sonhos, as frustrações, as preocupações. Professores e alunos são pessoas, mas as vezes a dureza do cotidiano faz com que a gente só pense em notas, avaliações, planos de curso e de aula, violência, medo, cobranças, greve, paralisação, redução de módulo, salários defasados... e acabe esquecendo toda a poesia de viver entre as pessoas, a sociedade maravilhosa da qual fazemos parte. E a gente esquece de que ser professor é partilha e comunhão.

Encerramos o encontro às quinze horas com a apresentação da atividade de transposição textual. Devido a problemas de calendário, marcamos o encontro para o dia 27 de junho. No entanto, eu estava muito preocupada com as condições oferecidas às cursistas, com o trabalho de seis horas corridas, sem horário de almoço e sem um lanche adequado. Confesso que esses problemas estavam me preocupando muito e tirando minha atenção do objetivo do GESTAR II. Mesmo assim mantivemos a data por conta da falta de tempo. Já prevendo também que seria o último encontro do semestre porque o calendário de festa junina das escolas requer a presença delas nos eventos. E não poderíamos nos encontrar sem o prejuízo de alguma.

Um comentário:

  1. oi, silvia!
    O seu relato está explêndido, tenha fé que consiguiremos chegar em nosso objetivo!
    abraços...
    Luciene

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