Amigos Conquistados

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

O encontro em Belo Horizonte

Quinta-feira, 27 de agosto de 2009.
São muitas as orientações da Professora Cida. Os portifólios das colegas ficaram muito legais. Com as experiências delas vai ser possível melhorar muitas coisas no trabalho com o Gestar aqui em Esmeraldas. Além disso estão na pauta as oficinas, as sugestões de trabalho e de discussões com o caderno 6. Os cadernos 1 e 2 ainda não foram abordados, exceto ontem com a exibição do filme e a discussão sobre o filme, na verdade um documentário sobre o Português falado no Planeta. As palavras de Saramago: "Não existe um Português. O que existem são vidas em Português" são muito especiais pra mim.
Alguns programas já abordaram esse tema. Principalmente o Fantástico, quando o Zeca Camargo viajou pelo mundo mostrando o quadro "Aqui se fala Português". A Mangueira também já fez um enredo muito interessante sobre os países que falam nossa língua. Mas o documentário foi muito interessante. A dinâmica dele faz com que se pense na dimensão, na proporção gigantesca desse Português, dessa língua rica e maravilhosa.
É importante trabalhar com os professores, não somente os de Língua Materna, mas com todos eles, a temática que o filme aborda. Não somo donos da língua. Somo usuários dela, como bem disse, no documentário, o escritor João Ubaldo Ribeiro. Assim podemos usar a língua com liberdade para criar imagens poéticas para expressar o que sentimos, como o jovem Dinho que chegou à conclusão de que "plantou uma árvore sem ter água pra regar", referindo-se ao filho que sua namorada espera.
Lendo as coisas que acabei de escrever pensei também nas atividades das primeiras unidades do caderno 6. Vimos os tipos de argumentos que podemos usar para construir o texto. E antes, na terça-feira, a turma foi protagonista de um sarau literário. Poemas diversos fizeram a emoção do momento torná-lo inesquecível. Poemas de famosos e não tão famosos arrancaram aplausos da platéia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário