Amigos Conquistados

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Textos produzidos pelos alunos: avançando na prática




Textos produzidos por alunas do oitavo ano. Atividade avançando na prática, caderno de teoria e prática 3, na página 25. O assunto do plano de curso é pronomes pessoais e pronomes oblíquos. Eles reclamaram muito quando começaram a produzir o texto porque disseram que é muito esquisito falar de si mesmo na terceira pessoa. Gostei muito do resultado.



Esses textos foram produzidos por
alunas do 6º ano. Antes ainda utilizei um texto do Livro de Receitas da poetisa Roseana Murray, Receita de espantar a tristeza. Eles ainda tropeçam na ortografia, e não são casos isolados. Ainda trocam fonemas na hora de escrever: t pelo d, p pelo b, e por aí vai. Nesse contexto trocar o s pelo z é outro problema que enfrento todos os dias também nas turmas do oitavo ano. E para eles revisarem os textos então é um martírio. Alguns poucos são muito autônomos e, ao revisarem seus textos, eles mesmos observam a forma e as vezes mudam bastantes elementos de sua produção inicial. Vale informar que essa atividade ainda não terminou. Pretendo separar um texto com muitos problemas de coesão e coerência, apesar de muito criativo e interessante, e levar para as três turmas de 6º ano promoverem a revisão. Foram muitos os textos e gostaria de publicar todos, mas não dá. As receitas de procurar emprego são muito interessantes...

Eu poderia tecer milhões de comentários sobre o resultado das atividades aplicadas, mas prefiro dizer somente que as propostas de atividades de produção textual do Gestar II são muito interessantes. Agora ainda estou experimentando. E estou maravilhada com os resultados. Faço questão de aplicar as atividades com meus alunos antes de solicitar as lições de casa das cursistas. É para poder compartilhar das experiências com mais intensidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário