Amigos Conquistados

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Mais uma vez em BH

Hoje recomeçou a jornada do Gestar II em Belo Horizonte. A grande surpresa da etapa ficou com as turmas do Polo de Montes Claros que vieram G'ESTAR aqui. Que sejam bem vindos! A Professora Catia também não veio. Quem veio foi a professora Cida em seu lugar. Teremos uma longa jornada pela frente para estudarmos os cadernos de teoria e prática 6, 1 e 2.


Hoje o dia foi longo. Estávamos todos fervendo de novidades para contar. Muitos portifólios foram mostrados e a generosidade dos colegas que fazem o Gestar acontecer em cada cidade foi visível e emocionante. Muitas ideias novas que mostram caminhos e legitimam outros que começam a ser percorridos agora.


Trabalhamos mesmo com a avaliação dos diversos prismas do Gestar II. A Professora Cida trouxe diversos tópicos para serem avaliados pelo grupo.


Oficina de Avaliação

1. Avaliação do trabalho pedagógico

produção dos cursistas

produção dos alunos do ensino fundamental

participação dos cursistas nas oficinas

elaboração dos projetos

organização das oficinas por parte do formador


2. Avaliação sistemática do programa

aplicabilidade das tarefas dos TP's

aplicabilidade das tarefas dos AAA's

organização dos tempos de formação (horas diretas e indiretas)

relação entre os parceiros

avaliação dos portifólios


Nosso grupo encontrou maior dificuldade na elaboração dos projetos interdisciplinares. Ficamos aliviadas quando a Professora Cida nos orientou detalhadamente, simplificando ao máximo a estrutura do projeto, que será construído como um "projeto de intervenção". A professora Cida apresentou o que ela chamou de tríade do projeto:


Introdução

1. Contexto

2. Problema

3. Objetivos


Estratégias de Intervenção


Conclusão: Apresentar os resultados das intervenções em cima do referencial teórico.


A Professora Cida foi muito paciente. Explicou tudo com muita propriedade e eu consegui entender como ajudar minhas cursistas a implementar os projetos e relatá-los. Durante a discussão surgiram até sugestões de temas para a construção do projeto.
Encerramos o encontro. Mas amanhã tem a pedreira do caderno 6.

Nenhum comentário:

Postar um comentário