Hoje recomeçou a jornada do Gestar II em Belo Horizonte. A grande surpresa da etapa ficou com as turmas do Polo de Montes Claros que vieram G'ESTAR aqui. Que sejam bem vindos! A Professora Catia também não veio. Quem veio foi a professora Cida em seu lugar. Teremos uma longa jornada pela frente para estudarmos os cadernos de teoria e prática 6, 1 e 2.
Hoje o dia foi longo. Estávamos todos fervendo de novidades para contar. Muitos portifólios foram mostrados e a generosidade dos colegas que fazem o Gestar acontecer em cada cidade foi visível e emocionante. Muitas ideias novas que mostram caminhos e legitimam outros que começam a ser percorridos agora.
Trabalhamos mesmo com a avaliação dos diversos prismas do Gestar II. A Professora Cida trouxe diversos tópicos para serem avaliados pelo grupo.
Oficina de Avaliação
1. Avaliação do trabalho pedagógico
produção dos cursistas
produção dos alunos do ensino fundamental
participação dos cursistas nas oficinas
elaboração dos projetos
organização das oficinas por parte do formador
2. Avaliação sistemática do programa
aplicabilidade das tarefas dos TP's
aplicabilidade das tarefas dos AAA's
organização dos tempos de formação (horas diretas e indiretas)
relação entre os parceiros
avaliação dos portifólios
Nosso grupo encontrou maior dificuldade na elaboração dos projetos interdisciplinares. Ficamos aliviadas quando a Professora Cida nos orientou detalhadamente, simplificando ao máximo a estrutura do projeto, que será construído como um "projeto de intervenção". A professora Cida apresentou o que ela chamou de tríade do projeto:
Introdução
1. Contexto
2. Problema
3. Objetivos
Estratégias de Intervenção
Conclusão: Apresentar os resultados das intervenções em cima do referencial teórico.
A Professora Cida foi muito paciente. Explicou tudo com muita propriedade e eu consegui entender como ajudar minhas cursistas a implementar os projetos e relatá-los. Durante a discussão surgiram até sugestões de temas para a construção do projeto.
Encerramos o encontro. Mas amanhã tem a pedreira do caderno 6.
Nenhum comentário:
Postar um comentário