Amigos Conquistados

terça-feira, 28 de julho de 2009

Planos de Aula produzidos pelas cursistas na oficina 5

Oficina TP3 16/05/2009
UNIDADE 10
TEXTO 2: BOM DIA
TURMA: 6º ANO
AULAS PREVISTAS: 2 AULAS

1 A que gênero pertence esse texto?

2 Quantas estrofes e quantos versos possui?

3 O que há em comum entre o texto e a gravura?

4 Como será o cotidiano retratado no texto?

5 Qual a classe social que o texto retrata?

6 Observe as terminações dos versos. Você observou se eles possuem rimas?

7 As rimas possuem as mesmas métricas?

8 Que fatores sociais e econômicos levam uma pessoa a se sujeitar a esse tipo de vida?

9 O que esse trabalhador poderia fazer para melhorar suas condições de vida?

10 Retire do texto duas palavras que sejam:
a) monossílabas
b)dissílabas
c) trissílabas
d) polissílabas

11 Quais versos têm o mesmo sentido de “O dia já raiou”?

12 Retire do texto dois pares de antônimos.

13 Que palavras do texto indicam que o trabalho é cansativo?

14 A que conclusão você chegou ao término desse texto?

AVALIAÇÃO
O PLANO DE AULA aqui apresentado valorizou a estrutura do texto, desde já, mostrando uma preocupação dos professores com a classificação dos gêneros textuais, algo muito complicado para as turmas para as quais foi pensado o plano de aula. É preciso ter muito cuidado com essa questão da classificação de determinados gêneros porque é uma atividade muito complexa e exige do leitor uma vivência maior e uma leitura de mundo que os aprendizes das turmas de 6º ano ainda não dominam. A valorização da estrutura formal do texto é muito importante e deve ser focalizada tanto quanto seu conteúdo informacional.
Segundo MARCUSCHI (TP3, p. 45), os gêneros:

São de difícil definição formal, devendo ser contemplados em seus usos e condicionamentos sociopragmáticos, caracterizados como práticas sociodiscursivas;
Quase inúmeros em diversidade de formas, obtêm denominações nem sempre unívocas;
Caracterizam-se como eventos textuais, altamente maleáveis, dinâmicos e plásticos;

Alguns conceitos a serem trabalhados chamaram a atenção de outros colegas cursistas que comentaram sobre a possibilidade de trabalhar com estudantes do 6º ano a métrica. Um assunto que consideram difícil de ser trabalhado até mesmo com turmas de uma faixa etária maior.

Para os estudantes do 6º ano caberia uma maior exploração do assunto tratado no texto porque as comunidades atendidas pela escola (seja ela urbana ou rural) são formadas por trabalhadores (formais ou informais), sendo eles os pais ou mesmo os próprios estudantes. Dar a oportunidade para os estudantes falarem sobre o trabalho que é desempenhado pela comunidade em geral seria um bom começo para dar significado ao texto.

Partindo dessas discussões, levantadas a partir do texto será possível implementar atividades diversificadas como a confecção de um mural sobre o trabalho e até mesmo combinar com os estudantes a produção de textos sobre o trabalho, com clareza nos objetivos da produção textual, forma de exposição, possíveis leitores do texto, entre outras informações que o grupo julgar pertinentes.

Quanto às questões relacionadas ao conteúdo programático das turmas de 6º ano é preciso observar que estão muito adequadas à proposta curricular da Secretaria Municipal de Educação do Município de Esmeraldas.

Mão à obra e bom trabalho. Espero que as observações possam contribuir para melhorar seu desempenho em sala de aula.

Plano de aula: Poema tirado de uma notícia de jornal.
Assunto: Interpretação de texto
Objetivos gerais:
Através da leitura do texto “Poema tirado de uma notícia de jornal”, o aluno será capaz de:
Localizar dados no texto
Analisar criticamente a situação social da personagem. Contextualizar realidades.
Analisar o efeito da bebida na vida da personagem;
Fazer levantamento de hipóteses sobre quais motivos levaram a personagem ao suicídio;
Valorização do eu, independente da ocupação e do endereço;
Analisar formas de diversão da personagem;
Relacionar a Lagoa Rodrigo de Freitas com o Morro da Babilônia;
Relacionar a Babilônia bíblica com a cidade do Rio de Janeiro;
Relacionar as atitudes de João Gostoso com a personagem Narciso, da Mitologia Grega;

Desenvolvimento
Levar para os alunos verem imagens da Lagoa Rodrigo de Freitas e do Morro da Babilônia (fotos, recortes, reportagens, cartões postais, etc).
Levar textos sobre a Babilônia e sobre o mito Narciso;
Estabelecer discussão sobre o tema tratado para alcançar os objetivos propostos;
Produção livre de um texto sobre o tema tratado.

Cronograma: Dois módulos-aula de 50 minutos.

Recursos:
Xerox
Revistas e jornais
Papel...

Avaliação: De acordo com o envolvimento do aluno.

Análise da apresentação
O PLANO DE AULA aqui apresentado valorizou muito o texto a ser trabalhado em sala de aula. Os objetivos estão muito bem definidos e se enquadram perfeitamente na proposta curricular do município. O assunto tratado no texto acompanha a realidade de muitas famílias atendidas pelas escolas de Esmeraldas.
O alcoolismo é uma presença constante nas falas dos estudantes.
A violência do álcool e das drogas é muito presente no cotidiano dos adolescentes atendidos
Muitos exercem ocupações de subemprego: trabalham em feiras, capinam lotes, e moram em uma região de pouco prestígio social.
Nessas regiões há pouco acesso ao lazer saudável (parques, cinemas, praças);
Muitos estudantes pertencem a diversas denominações religiosas e têm acesso às leituras da Bíblia, como fonte inesgotável de conhecimento e inspiração: cabe também à escola valorizar esses conceitos e trazê-los para a sala de aula, costurando a realidade em que vive a comunidade com a oportunidade de levantar debates e assegurar o direito da palavra a todos, com respeito e dignidade.
O trabalho também assegura o resgate da auto-estima dos jovens aprendizes;

Apesar de não ter ficado registrado na escrita, o assunto do poema pode ser tratado de forma interdisciplinar, com as áreas do conhecimento de História e Geografia, a partir de assuntos como Mitologia Grega, organização do espaço social, como ficou registrado na fala da apresentadora do plano de aula.
Durante a exposição do plano de aula houve a contribuição de um dos cursistas em relação à produção textual: apresentar os fatos de acordo com a visão de várias pessoas que conheceram João Gostoso (o dono do boteco onde João bebeu, uma vizinha, a namorada...)
Para a produção textual é preciso estabelecer mais dados que facilitem a escolha dos alunos.
Como ficou registrado na fala da Professora apresentadora, o texto pode ser trabalhado em diversas turmas e, de acordo com o ano trabalhado, o tema da aula pode ser adaptado:
Para o 6º ano há meios de se elaborar atividades para trabalhar substantivo;
Para o 7º ano já há condições de se trabalhar na morfologia verbos e na sintaxe termos essenciais da oração;
Para as turmas de 8º e 9º ano há a possibilidade de trabalhar termos essenciais e termos acessórios da oração.


Observações:
Os planos de aula foram produzidos em transparência. Devido à dificuldade em carregar as imagens no blog optei pela transcrição delas e decidi também omitir os nomes das cursistas que produziram as atividades porque não informei que publicaria os trabalhos no blog. A avaliação e a análise dos trabalhos produzidos foi anexada aos planos de aula, mesmo tendo sido discutida no momento da oficina junto aos cursistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário