Amigos Conquistados

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Pão para o espírito

Com a extrema sensibilidade poética, a obra "Poemas da recordação e outros movimentos", de Conceição Evaristo, foi recentemente selecionada entre as 50 melhores publicações literárias de Língua Portuguesa no mundo. Gostaríamos de partilhar com todos a conquista dessa brava mulher que representa uma vitória para todas as mulheres negras da América Latina e do Caribe.

POEMAS DA RECORDAÇÃO E OUTROS MOVIMENTOS
Conceição Evaristo

"A voz de minha bisavó
ecoou criança
nos porões do navio.
Ecoou lamentos
de uma infância perdida.

A voz de minha avó
ecoou obediência
aos brancos-donos de tudo.

A voz de minha mãe
ecoou baixinho revolta
no fundo das cozinhas alheias
debaixo das trouxas
roupagens sujas dos brancos
pelo caminho empoeirado
rumo à favela.

A minha voz ainda
ecoa versos perplexos
com rimas de sangue e fome.

A voz de minha filha
recorre todas as nossas vozes
recolhe em si
as vozes mudas caladas
engasgadas nas gargantas.

A voz de minha filha
recolhe em si
a fala e o ato.
O ontem – o hoje – o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
O eco da vida-liberdade."
Teia Cultural Minas - Nº 75 - 30 de julho de 2009 - Ano V‏

Um comentário:

  1. Nossa!!!
    Arrepiei!
    Que coisa bonita!
    Só mesmo você, Silvia, para nos ajudar a descobrir tantos tesouros que há por aí e que nós, na maioria das vezes, desconhecemos. Vou querer saber mais sobre essa mulher, Conceição Evaristo.

    ResponderExcluir