Amigos Conquistados

terça-feira, 28 de julho de 2009

O SEGUNDO ENCONTRO: A OFICINA 5.

O segundo encontro aconteceu na Escola Municipal Eurica Alves Moreira, no dia 16 de maio, como marcado anteriormente. Iniciou às nove horas e contou com a presença das Professoras: Rosângela Carvalho, Maria Nolfira Barbosa, Rosely Coelho, Marilene Bardasson e Ariaine Costa. Inicialmente conversamos sobre as atividades avaliativas dos cursistas, principalmente sobre o “avançando na prática”. A professora Ariaine sugeriu algumas atividades já trabalhadas em sala, relacionadas à fábula “A cigarra e a formiga”. A professora Nolfira trouxe também sugestões de como desenvolver as atividades. Entreguei a elas a carta de boas vindas e passamos a explorar o slide “Gêneros Textuais: Definição e Funcionalidade, de Marcuschi”. Passamos a conversar a respeito dos gêneros textuais e logo estávamos em outro slide, “Gêneros Textuais: do intuitivo ao sistematizado”, a unidade 9 do TP3.

Na hora do almoço a Professora Nolfira assumiu o fogão e nos proporcionou um almoço delicioso, prático e rápido: macarrão na panela de pressão. Uma delícia. E ainda ensinou a receita. Por problemas administrativos não foi possível utilizar as dependências da cozinha da escola nos encontros futuros. Por isso foi preciso reduzir ainda mais o tempo dos encontros, já que não há lanchonetes ou restaurantes nos arredores da escola.

Depois do almoço voltamos a nos reunir para concluir as atividades propostas. Um plano de aula a partir dos textos de Manuel Bandeira e Milton Nascimento. O grupo se dividiu em duas equipes e cada equipe preparou uma aula utilizando um dos textos. Assim desenvolveríamos as duas atividades e ficaríamos com as duas propostas. Os trabalhos foram produzidos em transparência e apresentados ao grupo.

O mais interessante desse trabalho foi observar as Professoras-Cursistas interagindo e ver como as linhas gerais da produção foram enfocadas de forma diferente. Elas mesmas perceberam e comentaram com o grupo. E cada uma achou a proposta da outra equipe mais válida que a sua própria. E chegaram até mesmo a pedir desculpas por terem entendido a proposta daquele jeito.


Minha intervenção foi no sentido de dizer que as duas propostas de trabalho foram válidas e que eu ficava muito feliz porque tínhamos em mãos dois planos de aula para aplicar assim que fosse possível. Após as apresentações dos trabalhos produzidos e de uma breve avaliação, demos o encontro por encerrado às dezesseis horas. Ficou combinado que no próximo encontro eu providenciaria o material produzido na oficina em forma de cópia, para que cada cursista pudesse ter os dois planos de aula. Avaliamos o encontro como muito bom, porque havia em nós muitas dúvidas a respeito do conceito de gêneros textuais que foram esclarecidas através dos slides, das discussões e das atividades sobre o assunto.

Para o próximo encontro marcamos de estudar a Unidade 11 e fazer uma discussão acerca dos tipos textuais: Narrativo, Descritivo, Injuntivo, Preditivo e Dissertativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário