Amigos Conquistados

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O resultado da última oficina do Caderno de Teoria e Prática 4

CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA 4
UNIDADE 16
PLANO DE AULA I

SÉRIE: 9º ANO
OBJETIVOS
:
Incentivar os alunos a estudar, para ter uma condição de vida melhor;
Oportunizar a observação de várias profissões e das necessidades do mercado de trabalho;
Pensar na possibilidade de seguir profissões fora de seu núcleo familiar, pois a maioria tende a seguir a profissão do pai;

METODOLOGIA
Aula expositiva;
Palestras com profissionais capacitados a explicar aos alunos;
Pesquisas em jornais, revistas e sites sobre o assunto;
Confecção de cartazes;
Escrita de cartas
Produção de Seminários

RECURSOS
Jornais, revistas, internet, DVD, cartolina, cola, tesoura, cópia do texto do caderno 4 (p. 220)

CARGA HORÁRIA: 04 AULAS

DESENVOLVIMENTO
Conversa informal com os alunos a respeito do assunto em questão;
Entrega da cópia do texto para uma leitura exploratória;
Conversa a respeito da cópia do texto:
O que ela representa?
Solicitar um slogan para ilustrar a imagem;
Solicitar aos estudantes que pesquisem em diversos meios de comunicação e tragam informações sobre emprego e desemprego;
Pesquisar sobre as demandas candidato/vaga nos vestibulares das instituições públicas de ensino superior em Minas Gerais;
Escolher diversas profissões para falar sobre elas, em forma de seminários;
Escrever cartas, convidando os profissionais das áreas escolhidas pedindo informações e orientações;
Proporcionar o debate sobre a conscientização da responsabilidade do profissional em exercer sua atividade com consciência, em respeito tanto ao seu empregador e aos usuários do serviço a ser prestado, como em respeito a si mesmo. Ser um bom profissional no mercado é fazer a diferença.
PLANO DE AULA II
CADERNO DE TEORIA E PRÁTICA 4
SÉRIE: 9º ANO
OBJETIVOS:
Estimular os alunos a buscarem determinado nível de formação;
Despertar a curiosidade pelo conhecimento de diversos trabalhos profissionais;
Conscientizar sobre a importância de determinadas escolhas profissionais se darem no ambiente escolar e na influência dessas escolhas durante todo o percurso da vida desse estudante.
Desafiar os alunos a prosseguirem nos estudos, com objetivos bem traçados e definidos.

METODOLOGIA
Utilizar textos selecionados pelos estudantes;
Reproduzir, em lâmina, o texto da página 220 (TP4)

RECURSOS
Retroprojetor
Jornais e revistas
Filme e DVD.

CARGA HORÁRIA:
04 AULAS


DESENVOLVIMENTO:
Pedir aos alunos que selecionem textos de jornais e revistas que abordem o tema: PROFISSÕES, dando preferência àquelas que os estudantes pretendem exercer.
Trabalhar o texto da página 220 através de lâmina;
Solicitar aos estudantes que produzam a atividade proposta na página 221, atividade 1, letra b;
Sugestão de filme para ser trabalhado: “O óleo de Lorenzo”. Durante a análise do filme, comentar sobre a motivação das pessoas a exercerem determinada profissão. Os objetivos não somente materiais de se exercer determinada profissão, mas o valor do trabalho na sociedade.

Um comentário:

  1. Não tenho muita paciência para postar imagens. Sempre dá alguma coisa errada e não consigo consertar. Não gosto quando as coisas ficam fora do lugar. Lá na ed~ição a foto ficou no lugar que eu coloquei. No blog ela fez esta palhaçada e ficou fora do lugar em que eu deixei.

    ResponderExcluir