Amigos Conquistados

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural

Um evento muito especial aconteceu em Esmeraldas no dia 25 de setembro. Todo mundo fala que a cultura deve ser valorizada. Discursos e discursos são produzidos nesse sentido. Poucas vezes se vê uma Prefeitura passar do discurso para a ação, efetivamente.
Mas no dia 25 de setembro ocorreu a diplomação dos Mestres de Cultura em Emeraldas. Os Mestres de Cultura são pessoas da comunidade que se tornaram referência por um trabalho diferenciado, desenvolvido com muita dedicação, muito carinho e muita propriedade.
O senhor José Leroy (Presidente do COMPHAE e também homenageado como Mestre de Cultura) entregou aos jovens Guardiães do Patrimônio suas condecorações. Esses jovens foram capacitados em uma jornada de 40 horas de estudos sobre Patrimônio cultural, na semana em que a cidade completou 108 anos de emancipação política.
Os Mestres de Cultura estavam muito orgulhosos. Na companhia de seus familiares vieram de todos os lugares do município. Muitos fizeram seus discursos resgatando e emocionando mais um pouco a memória dos presentes, trazendo a sabedoria, a alegria e o brilho nos olhos que os fizeram destacar-se em meio à comunidade.
Outros não disseram nada porque não precisava dizer nada. A presença deles falava mais alto que qualquer palavra.
Como Mestres de Cultura que são, ensinaram aos presentes uma lição de humildade. Todos agradeceram a mais alguém por ali estarem. E foram unânimes em agradecer ao Diretor de Cultura do Município, Paulo Pimentel, e à Flor, essa florzinha de pessoa.
Segundo palavras de Cida (Maria Aparecida Reis, representante do Ministério da Cultura), ali estavam reunidas as pessoas mais ilustres da cidade: Os Mestres e Mestras de Cultura do município.
Foi uma tarde muito especial. Os Mestres foram homenageados por seus diversos ofícios: Contadores de "causos", Produtores de cachaça (Cachaceiros), Benzedores, Congadeiros, Fotógrafos, Parteiras, Maestros, Quituteiras, Bordadeiras, Regente de Coral, Ferreiros, Organizadores de Blocos Carnavalescos, Raizeiros.
Esse banquete cultural, que contou com a participação da Secretária de Educação, Professora Jane, foi encerrado com a exibição de um vídeo sobre o carnaval esmeraldense. Uma tarde inteira pra homenagear aqueles que ajudaram a fazer de Esmeraldas uma cidade muito especial para se viver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário