Amigos Conquistados

domingo, 13 de setembro de 2009

O início do Caderno 5

No mesmo dia 08 de agosto continuamos nossas atividades à tarde. Produzimos muito nesse dia. Iniciamos as unidades do Caderno de Teoria e Prática 5: Estilo, Coesão e Coerência. Falamos a respeito das unidades 17 e 18. Conversamos sobre as figuras de linguagem Metáfora e Metonímia, que são utilizadas como recursos de estilo visando transmitir a visão de mundo ou as emoções do autor na produção de um texto. E a transgressão da norma gramatical consciente e com a intenção de dar expressividade ao texto é também um recurso de estilo.
Depois das discussões acerca da construção da coerência textual (a boa formação de um texto) e das possibilidades de recriação, por meio das imagens, de um fio condutor para a leitura e interpretação do texto, falamos a respeito da interpretação que cada um poderá dar a determinado texto: leitores diferentes percebem o mundo e o texto de formas diferentes.
Para encerrar as atividades do dia realizamos a atividade final da Oficina, a respeito da tessitura do texto e dos aspectos da construção de sua coerência. Após construir a análise proposta, ela foi apresentada em forma de texto.
Avaliamos o dia como muito produtivo e proveitoso para os estudos propostos. Como ponto negativo algumas cursistas reclamaram da distância da escola João José dos Passos da sede do Município. Como forma de encontrar um equilíbrio sugeriu-se que o próximo encontro fosse realizado na Secretaria de Educação, caso houvesse possibilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário