Amigos Conquistados

domingo, 6 de setembro de 2009

Oficina de Projetos

Lazer no Gestar II só de vez em quando. Depois da Semana de Formação em Belo Horizonte é hora de voltar ao trabalho. Eu e o Rafael, formador de Matemática do Gestar 2, optamos por fazer uma oficina para falar a respeito dos projetos. Promovemos o encontro em Esmeraldas com os cursistas de Português e Matemática. Agendamos nosso encontro para o dia 03 de setembro, no auditório da Secretaria de Educação.
Iniciamos o encontro com o vídeo "Saber e Sabor" e a discussão acerca da participação efetiva do aluno na construção de seu conhecimento e na alegria de aprender. Em seguida apresentei os slides preparados sobre a avaliação dos cursistas do programa Gestar II, baseado nas informações do guia geral.
Os principais tópicos da apresentação foram: os relatórios das atividades do "avançando na prática" (dois para cada caderno de teoria e prática), o portifólio e o projeto interventivo, de acordo com instruções claras e precisas da Professora Cida. Esclarecemos muitas dúvidas e marcamos o final do curso e entrega dos portifólios para o dia 13 de novembro. Até lá marcaremos outros momentos para o atendimento pedagógico e a construção desses projetos.
O Professor Rafael trouxe para nós um vídeo com reflexões acerca da história da humanidade. Foi um momento muito especial em que o grupo se sentiu mais unido e com a certeza de estar preparando o futuro. Todos nós avaliamos o encontro como muito produtivo porque alguns professores cursistas já saíram de lá com uma ideia formada a respeito do projeto que implementarão com suas turmas.
A sugestão do grupo foi no sentido de haver mais momentos de socialização entre os cursistas das áreas de Português e de Matemática. Eu e o Rafael também gostamos muito de ter feito essa parceria. Como a máquina fotográfica estava no papel de pen drive foram poucas as fotos.
Esse encontro marcou, para a turma de Português, o término da Primeira Etapa de Formação do Gestar II. O próximo encontro, marcado para o dia 12/09, iniciará as discussões do Caderno 6 e acontecerá na Escola Municipal João José dos Passos, com 8 horas de duração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário