Amigos Conquistados

terça-feira, 22 de setembro de 2009

22 de Agosto de 2009: Estudos sobre o Caderno 5

Carga horária: 4 horas
Professoras presentes: Ariaine, Andrea, Carla, Maria Nolgfira e Rosely
Como as Professoras Cursistas pediram, nós nos reunimos no auditório da Secretaria de Educação para encerrar as discussões do Caderno 5: Estilo, Coesão e Coerência. Para começar a atividade trouxe um vídeo com a música Eu só peço a Deus, na voz de Mercedes Sosa e Beth Carvalho.
Depois de assistido ao video pedi às Professoras que fizessem comentários sobre ele. A Professora Rosely falou que a mensagem vem muito ao encontro da luta que os trabalhadores da educação no município tem empreendido pela valorização do Professor e de todos os funcionários das escola municipais. Isso porque o trabalho vai muito além de uma forma de sustento, de uma forma de ganhar o pão, o trabalho é aquilo que dignifica as pessoas.
Segundo a Professora o salário pago aos Professores e a ausência de um plano de cargos e vencimentos dificulta muito que os funcionários da Educação de Esmeraldas sintam-se motivados e dignos.
Eu chamei a atenção para o fato de o nosso trabalho ser diretamente com os estudantes e que não poderíamos nos esquecer da dor do outro, de que não poderíamos deixar a dureza do cotidiano roubar nossa ternura, nosso carinho, nosso respeito por nossos companheiros de estrada. Não somente pelos estudantes, mas ainda por todos os professores, cantineiros, auxiliares de biblioteca e secretaria, supervisores e diretores.
Passamos a discutir o caderno 5. As unidades 19 e 20. Coesão Textual e Relações Lógicas no Texto. O material havia acabado de chegar e por isso optei por realizar algumas atividades no caderno. Uma delas foi a atividade 6, nas páginas 128 e 129. O texto A Pesca foi utilizado para tratar dos elos coesivos e a coesão por justaposição.
Tratamos da coesão referencial e trabalhamos a atividade 9, nas páginas 140, 141 e 142. Pedi às Cursistas que estudassem o Caderno 5 com muito cuidado, lessem e realizassem todas as atividades, além de entregarem os relatórios da atividades aplicadas em sala de aula com os estudantes. Além disso que recolhessem também amostras do produto desse trabalho para anexarem aos relatórios.
Ainda trabalhamos as atividades 8 (p. 195) e 9 (p. 200) a respeito da unidade 20: Relações lógicas no texto.
Apesar de eu ter estudado muito o caderno 5, não tive muita segurança para trabalhar com ele porque considerei o assunto muito difícil para ser explicado. Além disso, não encontrei material correspondente entre os slides trazidos da 1ª formação em Belo Horizonte. Assim, avalio que o caderno 5 foi aquele em que eu mais fiquei devendo às cursistas.
Encerramos o encontro as 17 horas e nos despedimos. Já havia a expectativa com a 2ª etapa de formação em Belo Horizonte e a minha preocupação e a do Professor Rafael era a mesma: Os portifólios que não ficaram prontos por conta do atraso na entrega dos kits.
Eu só peço a Deus
(composição de Leo Gieco / Raul Elwanger. Vozes de Beth Carvalho e Mercedes Sosa.
Eu só peço a Deus
Que a dor não me seja indiferente
Que a morte não me encontre um dia
Solitário sem ter feito o que eu queria

Eu só peço a Deus
Que a injustiça não me seja indiferente
Pois não posso dar a outra face
Se já fui machucado brutalmente

Eu só peço a Deus
Que a guerra não me seja indiferente
É um monstro grande e pisa forte
Toda a pobre inocência dessa gente

Eu só peço a Deus
Que a mentira não me seja indiferente
Se um só traidor tem mais poder que um povo
Que esse povo não o esqueça facilmente.

Eu só peço a Deus
Que o futuro não me seja indiferente
Sem ter que fugir desenganado
Pra viver numa cultura diferente.

“Se eu pudesse deixar algum presente para vocês, deixaria acesso ao sentimento de amar a vida dos seres humanos, a consciência de aprender tudo o que foi ensinado pelo tempo afora...

Lembraria os erros que foram cometidos, para que não mais se repetissem...
A capacidade de escolher novos rumos.

Deixaria para vocês se pudesse o respeito àquilo que é indispensável:
Além do pão, o trabalho.
Além do trabalho a ação,
E, quando tudo mais faltasse, um segredo...
O de buscar no interior de si mesmo a resposta e a força para encontrar a saída. ”
Encontro de encerramento da 1ª Etapa do Programa Gestar II.
Esmeraldas, 22 de Agosto de 2009. Escola Municipal João José dos Passos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário