Amigos Conquistados

sábado, 26 de setembro de 2009

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural





A Jornada Mineira do Patrimônio Cultural começou, em Esmeraldas, com o lançamento do Manifesto em Pró da Preservação do Palacete Fazenda Santo Antônio, no dia 04/09. Um dos eventos da Jornada foi a preparação de 20 jovens, estudantes do Ensino Médio e participantes do programa "Poupança Jovem" para serem Guardiães do Patrimônio Cultural.

A formação dos jovens guardiães aconteceu na semana em que a cidade comemorou seus 108 anos de emancipação política (14 a 18/09). Os jovens participantes foram escolhidos entre os muitos distritos do Município. Vieram participar jovens de Melo Viana, Andiroba, Caracóis, Recanto Verde e Sede.

A programação incluiu palestras sobre o COMPHAE (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Arquitetônico de Esmeraldas) pelo Presidente do Conselho, Senhor José Leroy. Ainda houve, na fala do Diretor de Cultura do Município, Paulo Pimentel, a preocupação de esclarecer entre os jovens o significado da palavra patrimônio, primeiro buscando entre os jovens esse significado.

Houve ainda uma mostra de vídeo sobre o carnaval de Esmeraldas, feita após montagem de fotos de um período de 4 décadas (acervo do senhor José Leroy), onde os jovens foram orientados a observar, através das fotografias, mudanças na arquitetura da cidade, no comportamento das pessoas, modos de vestir e brincar o carnaval.

Os jovens puderam contar também com a apresentação de Simone Ramos, consultora em Patrimônio da Prefeitura de Esmeraldas. Através das orientaçoes de Simone, os jovens puderam perceber o conceito de Patrimônio em uma linguagem bastante acessível. Simone trouxe ainda alguns conceitos sobre Patrimônio, Patrimônio Cultural Material e Imaterial, e sobre o processo contínuo da cultura e do conhecimento.

Os jovens e as jovens também puderam apresentar seu patrimônio através de uma dinâmica organizada por Simone, o que contribuiu muito para que eles expressassem suas ideias sobre os assuntos abordados até então. Houve todo tipo de patrimônio apresentado pelos jovens: celulares, camisas dos times de coração, manetes de video game, certificados, lembranças trazidas do primeiro passeio à praia ... Foi oportunizado aos jovens assistir ao longa "Narradores de Javé", (nosso velho conhecido) para terem ainda mais elementos para discutir, perceber e conhecer sobre o assunto "Patrimônio Cultural".

Os jovens puderam também ouvir alguns dos Mestres de Cultura do Município, que vieram compartilhar seus conhecimentos, saberes e suas experiências. Ainda os Guardiães puderam visitaram casas antigas e a Fazenda Serra Negra, pontos que guardam as riquezas culturais de Esmeraldas.
No dia 25 de setembro os jovens serão diplomados "Guardiães do Patrimônio", juntamente com os Mestres de Cultura do Município, em cerimônia na Câmara de Vereadores de Esmeraldas. A Prefeitura e a Diretoria de Cultura estão de parabéns por essa iniciativa.










Como formadora do Gestar II eu fiquei muito feliz em ter participado de alguns momentos dessa formação e, de alguma forma, ter contribuído para que os jovens possam compreender o valor da cultura para a vida das pessoas. Além disso tive a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura do Município, seus Mestres de Cultura, a riqueza cultural que há e que nem os próprios moradores, na maioria das vezes filhos da terra, valorizam e conhecem.

3 comentários:

  1. Sílvia,
    Esmeraldas a adotou, como você diz, mas quem ganhou muito foi a cidade, que agora tem uma profissional dedicada. Legal isso: você consegue ser inovadora, moderna, contudo não deixa de valorizar a tradição.
    Parabéns desta coleguinha que a admira muito!
    Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Olá silvia tudo bem? Obrigada pela visita! estive passeando por seu blog,muito interessante, parabéns pelo trabalho! Se eu puder ajudar em algo ppode contar comigo!Sucesso pra ti! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, professora! A seriedade do seu trabalho encanta!
    Um abraço,
    Prof. Dioney Gomes
    Coordenador Nacional do Gestar II - Língua Portuguesa

    ResponderExcluir