Amigos Conquistados

domingo, 19 de setembro de 2010

Sociedades em rede e a EAD

O planeta atravessa uma etapa de rápidas e enormes transformações. E, de acordo com PRETTO (2008): “A Internet passa a fazer parte da realidade do mundo acadêmico e, rapidamente, vai se despontando como importante elemento de conexão entre equipamentos e, com isso, introduzindo novas formas de se produzir conhecimento e cultura ”.

Nesse panorama, a importância de se estudar os Fundamentos da Educação a Distância é que, segundo NEVES, (apud Campos et al, p. 1) “a EAD não é um modismo: é parte de um amplo processo de mudança que inclui não só a democratização do acesso a níveis crescentes de escolaridade e atualização permanente como também a adoção de novos paradigmas educacionais”. É importante considerar que é preciso conhecer o que há de disponível em relação às tecnologias, mas que isso não é mais importante que os benefícios que essas tecnologias possam trazer para a vida das pessoas que fazem uso delas.

Em RAMAL, 1996 há a preconização de um novo perfil de professor: “Com efeito, se não houver uma preparação consistente do professor que lidar com esses meios, muitas vezes tais atividades terão pouca validade pedagógica. A utilização da informática e da Internet na escola pode correr o risco de se fechar em si mesma, isto é, no uso do computador pelo computador. ” Ainda de acordo com RAMAL é preciso dar ao estudante um novo lugar na construção de seu conhecimento: o papel de sujeito ativo, centro do processo, um agente de construção de novas realidades.

Por isso o estudo dos fundamentos da EAD é imprescindível para aqueles que sonham com um novo paradigma de educação em rede, com uma sociedade mundialmente informatizada. Há que se deixar de lado paradigmas ultrapassados e compreender a complexidade das relações no mundo contemporâneo.

Texto produzido em setembro de 2010 para a pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD, da UFF.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CAMPOS Fernanda C. A.[et al.], Fundamentos da educação a distância, mídias e ambientes virtuais /. - Juiz de Fora: Editar, 2007.

PRETTO. Nelson, Educação e inovações tecnológicas: um olhar sobre as políticas públicas brasileiras . (disponível em http://www2.ufba.br/~pretto/textos/rbe11.htm )

RAMAL Andrea Cecilia. "Internet e Educação" in Rio de Janeiro: REVISTA GUIA DA INTERNET.BR, Ediouro, no 5., 1996.

Um comentário:

  1. Ei, Silvia,
    Fico a cada dia mais orgulhosa de você, minha amiga. Lembro-me de nós, algum tempo atrás, desesperadas por ajuda, apanhando das "ferramentas" mais simples. Agora você fala com muita propriedade sobre diversas delas.
    Concordo totalmente com Ramal no que se refere ao preparo do professor para que se alcancem os reais objetivos da inclusão digital dos alunos.
    Abração,
    Cida

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