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quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Objetos de Aprendizagem

Objetos de aprendizagem: características e utilização

Objetos de aprendizagem são recursos pedagógicos digitais, lúdicos e dinâmicos que devem ser utilizados para incentivar a pesquisa e a construção de novos conhecimentos, além da incorporação didática das TIC's.

Para definir um objeto de aprendizagem (OA)

há o consenso de que ele deve ter um propósito educacional definido, um elemento que estimule a reflexão do estudante e que ele seja construído de forma que possa ser facilmente reutilizado em outros contextos de aprendizagem

(Macêdo et all, 2007).

Principais características de um OA.

Um OA deve ser organizado a partir de atividades que promovam a construção de um conhecimento significativo, que estimule no aprendiz a busca pela resolução de problemas de forma interessante e interativa. Um OA tem como características a adaptação às necessidades, habilidades, formação, interesses e estímulos cognitivos do educando, permitindo integrar conteúdo, ritmo e dificuldade, utilizando a internet/web como meio de acessibilidade. Um OA é também uma ferramenta que permite o aprimoramento do ensino interativo, favorecendo a aprendizagem e melhorando o processo de construção de conhecimento nas escolas.

A WebQuest como OA

De acordo com SILVA (2006) a internet deve ser vista como um poderoso manancial de informações. Isso pode, muito mais que ajudar, atrapalhar o estudante. Ao professor cabe direcionar e motivar a pesquisa escolar através da Internet/Web, direcionando os alunos a questionamentos com o intuito de alcançar melhores resultados em suas atividades de pesquisas escolares. A ferramenta WebQuest (questões da web) é facilitadora desse processo de construção significativa de conhecimentos, proporcionada por um software livre (PHPWebquest).

Ainda de acordo com SILVA (2006) a Webquest promove a aprendizagem colaborativa, que possibilita o alcance de objetivos para uma maior qualidade de ensino, reunindo propostas e soluções de vários alunos do grupo. proporcionando a responsabilidade do indivíduo tanto pelo grupo (coletivo) quanto pela sua própria aprendizagem.

A webquest é uma ferramenta que pode desencadear a produção de outros OA como blogs, vídeos, documentários, podcasts. Uma fonte impressionante de enriquecimento e valorização da concepção interacionista da educação: a de construção social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS. Gílian Cristina Webquest: metodologia que ultrapassa o ciberespaço. (disponível em http://www.webquestbrasil.org/node/4 e acessado em 16/09/2010).

LIMA. Márcia Deubiex Oliveira, et all. Tecnologia Assistiva - Sobre Objetos de Aprendizagem. Unesp (disponível em http://www.youtube.com/watch?v=M7aHFTxX1pQ&feature=related e acessado em 16/09/2010)

MACÊDO. Laécio Nobre de, MACÊDO. Ana Angélica Mathias, CASTRO FILHO. José Aires de, Avaliação de um Objeto de Aprendizagem com Base nas Teorias Cognitivas . SBC: Rio de Janeiro/ RJ. Julho de 2007.

SILVA. Karine Xavier Soares, Webquest: uma metodologia para a pesquisa escolar por meio da internet .Brasília: DF. 2006. (disponível em http://www.webquestbrasil.org/node/4 e acessado em 16/09/2010).

SOUZA. Silvia Suely Amaral de, Cordel: Literatura Popular do Nordeste. (webquest criada em agosto de 2010 para promover a construção de conhecimento de forma colaborativa. Disponível em http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=19552&id_pagina=1 e acessada em 16/09/2010)

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