Amigos Conquistados

sábado, 5 de dezembro de 2009

O Gestar II e as bolsas do MEC

O Programa Gestão da Aprendizagem Escolar está terminando a primeira etapa em Minas Gerais. Os polos de Belo Horizonte e Montes Claros concluíram os seminários de avaliação nos dias 23 e 24 de novembro. O empenho dos professores formadores municipais e estaduais foi visível. Já o desempenho de algumas secretarias de educação do Estado foi incompatível com a proposta do Programa.
A UNB proporcionou um momento único na vida dos Professores Formadores. Estes trouxeram aos Seminários as emoções vivenciadas em cada oficina planejada, em cada conhecimento gestado e em cada projeto interdisciplinar construído pelos Professores Cursistas e iniciado nas escolas.
No meio de tanta emoção e de tanto empenho há uma pergunta que não quer calar: Onde está a bolsa? Com a resolução número 35, publicada em 13/07/2009, todos os formadores tinham esperança de receber o auxílio antes de o Programam acabar. Não foi o que aconteceu. E o MEC calou-se por completo. Informaram na etapa de agosto que pagariam em outubro. Depois informaram na etapa de novembro que a bolsa seria paga em dezembro. E, nesse jogo de empurra não sabemos de qual ano será esse dezembro.
Apesar de ser tudo maravilhoso: os cadernos, as atividades, as propostas consistentes de um ensino rico e variado da língua materna, o enfoque no trabalho com gêneros textuais e na metodologia de projetos interdisciplinares, nada pode se comparar ao descaso do MEC para com os formadores, no que diz respeito à bolsa.
Fico imaginando o que estará sendo feito desse dinheiro pois se a resolução já foi publicada (em julho) os recursos existem. E se eles existem por que não chegam nas mãos de seus verdadeiros donos, que são os formadores do Gestar II? Com esses escândalos que voltaram a acontecer não é bom nem pensar.
E não adianta o MEC dizer que a responsabilidade é da UNB porque todo mundo sabe que controlar pagamento de bolsa não é função da Universidade, mas sim do FNDE. A UNB repassa os relatórios, avalia os formadores, promove a formação e controla a frequência dos professores. E o MEC? O que o MEC andou fazendo durante esses nove meses de "gestação"? Porque aqui em Esmeraldas meus kits só chegaram em agosto.
É lamentável que um país que tenha por meta melhorar a educação trate seus professores dessa forma. Até hoje não comprei um livro sequer porque meu salário base de 660 reais não me permite. O notebook que eu precisei foi o meu pc, que eu carreguei em cima da minha moto, pra cima e pra baixo, durante esses nove meses. Ainda tendo que arrastar, de vez em quando, monitor, caixas de som, teclado e mouse. A Pérola, minha moto, ganhou até uns arranhões por causa disso.
Lamento pelas palavras duras. Apesar disso não guardo mágoas. O que eu conquistei com o Gestar II vai muito além dessa bolsa de 4.000,00. Mas certas coisa precisam ser ditas. E para os amigos que conquistei através do Programa só posso dizer que até agora nenhuma notícia sequer, boa ou má. A culpa deve ser do sistema, vocês sabem.

2 comentários:

  1. Bravo, Sílvia!
    Uno-me a você neste protesto e espero que outros também ergam a voz contra o descaso que existe por parte de alguns órgãos no trato com os profissionais da educação.

    ResponderExcluir
  2. Estou com você Sílvia. Precisamos nos unir e mostrar o descaso com os profissionais da educação.

    ResponderExcluir