Amigos Conquistados

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Gestar II: Seminário de Avaliação



O último encontro do ano dos formadores de Minas Gerais com os formadores da UNB aconteceu nos dias 23 e 24 de novembro. Foi um momento de celebração de resultados. A hora do encontro foi também da despedida e todos estavam muito emocionados com essa perspectiva.

Muitas novidades, muitos resultados positivos, muitos desafios e uma emoção muito grande em relatar todas as conquistas. Os projetos apresentados pelos formadores municipais como um dos resultados do Programa Gestar II em cada cidade são apenas o começo: ideias muito interessantes para implementar um ensino produtivo da língua materna na escolas.
Chamou a atenção o trabalho desenvolvido pela formadora Darcy, no município de Lavras, onde, em um de seus projetos, intitulado "História da cidade de Lavras contada nos ônibus", os estudantes visitavam transporte público vestidos como personagens que se destacaram no município, conversando com a população e emocionando os moradores mais antigos e todos os envolvidos no projeto.

Em Morada Nova, a formadora Ana Maria, desenvolveu com suas cursistas um projeto de leitura trimestral, onde grupos de estudantes foram responsáveis por apresentar livros aos companheiros e à comunidade escolar em geral. Os estudantes se organizavam em forma de recitais, teatro, dança. Qualquer forma de arte que pudesse traduzir o livro para a plateia.

As formadoras Cecília (Matemática) e Rogéria (Português) do município de Martinho Campos e a formadora Rita de Itabirito optaram por desenvolver um projeto relacionado as Tangran. Justificaram essa escolha pela oportunidade de envolverem a interdisciplinaridade como norteadora do projeto. Aprendendo com o tangran os estudantes de diversas escolas puderam socializar seus conhecimentos através do teatro, da construção de maquetes, da produção textual ilustrada por figuras formadas pelas peças do tangram... Uma verdadeira festa.

A formadora Carmen, de Almenara, seguidora deste blog, trouxe, para socializar, o projeto Novena Literária. O objetivo é oportunizar a todos os membros da família a leitura de um livro. Após o término da Novena Literária todos se encontram para as apresentações de um livro por família. O mais interessante desse projeto é que não são os estudantes que apresentam o livro, mas alguém da comunidade familiar: um tio, o pai, a mãe, os avós... A formadora relatou que esse projeto foi de grande aceitação pela comunidade escolar pois os familiares dos estudantes se emocionaram muito com essa presença na escola para falar de uma experiência tão interessante.

As formadoras Hasla e Regina, de Contagem relataram o respeito e o carinho da Prefeitura para com o Gestar II. Grácia e Helenice, de Betim e eu, de Esmeraldas, relatamos nossas dificuldades em conciliar o programa com o calendário de reposições de aulas devido à gripe h1n1 e ao movimento sindical por melhores salários e condições de trabalho em nossos municípios.

Ainda teve a Solange, de Nova Resende, a Cidda, grande amiga, de Caetanópolis, que já terminou as oficinas do programa e todos poderão acompanhar seu trabalho maravilhoso através do blog que ela criou para esse fim. Teve o pessoal de Juatuba, com a competência da Cláudia e do Islander. A professora Beatriz, de Alfenas, Maria Helena, da cidade de Cláudio, as formadoras Lívia e Rosane, de Guaranésia, a formadora Luciene, que trouxe um banner do tamanho de Araçaí. A Selma e a Valdete, de Divinópolis. Por último a formadora Simone, de Inhotim, que apresentou um excelente trabalho com os cursistas do município, baseado na literatura de cordel.
Uma das certezas que permeou o seminário de avaliação foi o acerto na escolha do material do programa. Todos afirmaram o quanto ele é interessante e pertinente ao trabalho dos professores de língua materna.

Uma das maiores dificuldades, apontadas pelo grupo, foi a ausência da Universidade, na pessoa do formador responsável pelos formadores municipais. Dificuldade superada pelo compromisso, pelo entusiasmo, pela solidariedade entre os formadores de todo o país.
O mais importante dessa "gestação" toda foi perceber que a Educação, no país, tem um longo caminho para ser percorrido mas muitos educadores comprometidos com ela já deram seus primeiros passos. E, muito mais importante que os primeiros passos foi ter a Universidade de Brasília como aquela que nos proporcionou uma segurança infinita nessa caminhada.

Um comentário:

  1. Sílvia,
    Quanto apreço ao trabalho dos colegas você mostra ao relatar o que cada um desenvolveu em suas cidades.
    Fiquei muito emocionada ao ver meu nome citado, junto ao seu sincero elogio, mas sinto-me verdadeiramente agraciada quando você diz "minha grande amiga".
    Abraços,
    Cidda.

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