Amigos Conquistados

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Unidade 21 e 22: Caderno 6

O CADERNO 6
UNIDADES 21 E 22

No dia 12 de setembro nos reunimos novamente na Escola Municipal João José dos Passos. Nosso encontro teve como objetivo estudar as unidades 21 e 22 do Caderno de Teoria e Prática 6. Para iniciar as atividades trouxe o vídeo Tamba Tajá, do solista Evandro Oliva. Uma lenda indígena do Norte do País e uma linda história de amor. Nesse vídeo o solista conta a história e ainda canta uma linda música do Maestro Waldemar Henrique.

Tamba Tajá
Waldemar Henrique

Tamba-tajá me faz feliz
Que meu amor me queira bem
Que seu amor seja só meu de mais ninguém,
Que seja meu, todinho meu, de mais ninguém...
Tamba tajá me faz feliz...
Assim o índio carregou sua macuxy
Para o roçado, para a guerra, para a morte,
Assim carregue o nosso amor a boa sorte...
Tamba-tajáTamba-tajá-a
Tamba-tajá me faz feliz
Que meu amor me queira bem
Que seu amor seja só meu de mais ninguém,
Que seja meu, todinho meu, de mais ninguém...
Tamba-tajá me faz feliz...
Que mais ninguém possa beijar o que beijei,
Que mais ninguém escute aquilo que escutei,
Nem possa olhar dentro dos olhos que olhei.
Tamba-tajáTamba-tajá-a

No dia 12 de setembro nos reunimos para iniciar a 2ª etapa do Programa Gestar II. A Escola Municipal João José dos Passos nos recebeu novamente. Iniciamos nosso encontro com uma mensagem diferente. Trouxe para as cursistas um vídeo do Solista Evandro Oliva, contando a lenda Tamba Tajá. No vídeo o Solista conta a lenda e, após, ele canta uma composição do Maestro Valdemar Henrique que conta a mesma história de amor entre um casal macuxy. A lenda é uma belíssima história de amor e de renúncia.

Após o vídeo passamos a conversar a respeito desse trabalho de valorização da cultura em sala de aula. Ainda é preciso educar nossos alunos para ouvir. Eles ainda não têm essa habilidade desenvolvida. Quando o objetivo dos professores é fazer com que eles ouçam, eles não se concentram. Algumas professoras falam de um treino para a cópia. Os alunos só conseguem copiar do quadro. E consideram que aula é isso: apenas copiar. Quando são oferecidas atividades que não incluem cópia é muito difícil para o professor conseguir realizar as atividades, principalmente com alunos do 6º ano.

As professoras relataram que as atividades propostas pelo Gestar II têm sido muito interessantes no sentido de mudar essas concepções dos estudantes. Mas que a aplicação de algumas atividades dos AAA's ainda é um pouco complicada porque em nosso município não há como reproduzir o material, o que acaba saindo caro para as cursistas já que elas têm que assumir os custos com essa distribuição.

Uma das cursistas também falou da necessidade de um planejamento detalhado para a aplicação das atividades. Mesmo com as aulas "prontas" é necessário organização por parte do professor na hora de aplicá-las.

A construção da argumentação
Passamos então a explorar as unidades 21 e 22 do caderno de teoria e prática 6. Detivemos-nos na seção 1 da unidade 21: a construção da argumentação. Trabalhamos com a ideia de todos os textos são argumentativos. Uns mais outros menos, no entanto precisamos saber identificar esses argumentos nos textos com os quais lidamos em nosso cotidiano.

"Sempre que utilizamos a linguagem, estaremos implicitamente alterando - ou querendo alterar- as crenças dos interlocutores, implicitamente querendo convencê-los de nossas ideias".
(TP6, p. 16)

Seção 2
A tese e seus argumentos

A Professora Maria Aparecida trabalhou de uma forma muito interessante esta seção na 2ª etapa de formação em Belo Horizonte. Decidi faze do mesmo jeito com as cursistas.

Como todo texto é produzido com uma finalidade comunicativa e a intenção é convencer o leitor acerca de alguma ideia. Essa ideia é a tese. Assim, voltamos nossas atenções para os recursos (argumentos) utilizados pelo autor do texto para comprovar sua tese ao organizar seu texto.
• Argumentos baseados no senso comum
• Argumentos baseados em provas concretas
• Argumentos baseados em ensinamentos morais
• Argumentação por exemplo
• Argumento de autoridade
• Argumentos por raciocínio lógico
Tese: O cuidado com a saúde física e o gerenciamento da estética corporal tem feito do corpo uma importante fonte de preocupação do século XXI.
Produzimos, a partir da tese, argumentos:
baseados no senso comum:
Você não precisa ser um triatleta para manter seu corpo jovem. Bastam 40 minutos de caminhada, três a cinco vezes por semana para queimar as gordurinhas e ficar com a saúde física e o corpo em ordem. Isso não faz bem apenas para o corpo. Também o cérebro se beneficia dessa atividade.
Então deixe de preguiça, levante meia hora mais cedo e mexa-se! Você verá um resultado rapidamente e terá mais disposição e orgulho em olhar-se no espelho, principalmente se você tomar um copo de água morna em jejum, antes de sair para caminhar.
baseados em ensinamentos morais:
As pessoas estão muito preocupadas com a beleza exterior, abusando de tratamentos estéticos para manter o corpo e esquecendo que a beleza verdadeira está no interior de cada um e que é dessa beleza interior que surge uma boa saúde.
A saúde não depende de tratamentos estéticos e sim do amor, da busca pelo conhecimento, do compromisso e da compreensão.
Saúde é viver bem. Estética é apenas complemento.
baseados em opinião de autoridade sobre o assunto:
De acordo com pesquisas recentes, realizadas por Doutor José Andrade, da Universidade Federal de Minas Gerais, descobriu-se que os brasileiros adultos consomem 400 g de açúcar por dia, em média, e que a necessidade diária de açúcar é de 200g.
Doutor José afirma em sua pesquisa que os adultos consomem o dobro da quantidade de açúcar que necessitam diariamente e por isso a obesidade e, principalmente, o desenvolvimento de diabetes tem se tornado uma epidemia pelo Brasil.
baseados em raciocínio lógico:
Uma das preocupações do século XXI é o cuidado com a saúde física e a estética corporal. Isso se deve à ditadura da beleza em que vivemos. Na Idade Média as gordinhas e pálidas eram consideradas bonitas, pois essas qualidades demonstravam que elas não trabalhavam e um tom de pele mais escuro e a magreza simbolizavam escravidão.
Hoje o ideal de beleza é uma mulher magra. Assim as mulheres vivem preocupadas com o corpo, em função das cobranças da sociedade. Essa preocupação exagerada faz com que a mulher deixe de lado sua saúde e acabe esquecendo que a beleza da vida está nas coisas simples.
Esse assunto tem dois lados totalmente opostos: Um em que a saúde é fundamental e para ter saúde é preciso cuidado com o corpo e prática de exercício físico. Outro em que a mulher paga um alto preço por isso.
A solução é se cuidar e ser feliz.

Após a apresentação de cada texto discutimos a construção e a consistência dos argumentos. A seguir passamos para a Unidade 22: Planejamento e escrita.

No caderno 6 realizamos as atividade das páginas 76, 77, 78, 79 e 80. Tais atividades proporcionaram uma reflexão acerca de uma etapa muito importante do ato de escrever: o planejamento da escrita. Conversamos muito sobre a dificuldade do aluno em produzir textos, o famoso "branco". E sobre o papel do professor no planejamento dessa escrita.
Encerramos a primeira parte do encontro para o almoço. Martinha já nos aguardava com seu carinho e uma comidinha mineira deliciosa.

Um comentário:

  1. Oi, Sílvia!
    Você sempre atenciosa e dinâmica!...
    Concordo com você!... Este ano está sendo muito intenso e rico em experiências pedagógicas.
    Sairemos fortalecidas, com certeza!
    Abraços e muita coragem, sempre.

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