Amigos Conquistados

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Povoado de Urucuia: Gincana Cultural













O Povoado de Urucuia fica a 18 km do centro de Esmeraldas. Lá fica localizada a Escola Municipal Josefina Wanderley de Azeredo. Dia 1º de novembro foi realizada uma Gincana Cultural na escola e fui convidada pela Professora Ariaine, cursista do programa Gestar II, para visitar a comunidade escolar. Nossa intenção, minha e da Professora Cursista, era de que eu visitasse a escola em um dia letivo comum mas, devido às dificuldades de transporte e de incompatibilidade de horários, não seria possível.

A gincana cultural teve como tema a Educação Ambiental. Na época da formação em Belo Horizonte a Professora Cida já havia falado sobre o cuidado que todos devemos ter durante esses eventos promovidos pela escola. Nosso trabalho com a linguagem deve ser muito escrupuloso pois, as vezes, as práticas de letramento são deixadas de lado, e nos concentramos em tudo: cardápio, barulho, cor da equipe, organização da gincana e esquecemos das práticas de letramento.

A gincana cultural da Escola Municipal Josefina Wanderley de Azeredo, no entanto, proporcionou muitas práticas de letramento aos estudantes e à comunidade em geral: as apresentações contaram com textos muito bem escritos e declamados pelos alunos, a produção de cartazes, painéis, faixas, a escolha das coreografias, figurino. Tudo muito adequado ao tema da Gincana. Uma das práticas de letramento que chamou a atenção foi o conhecimento das regras por parte das equipes e a preocupação dos estudantes em segui-las, já que o não cumprimento de tais regras acarretaria em perda de pontos para as equipes.

O evento foi realizado na Praça do Povoado e contou com a presença da comunidade. O Prefeito Flávio Malta Leroy também esteve presente para prestigiar o evento e parabenizou tamanho evento em um domingo de final de semana prolongado pelo feriado de 02/11. Mariana Pereira, Coordenadora do Programa Gestar II e moradora da comunidade, também esteve presente.
A comunidade se divertiu muito com a Gincana, os pais participaram das brincadeiras e aprovaram a animação das equipes. Os moradores de Urucuia têm muito orgulho da escola e, segundo a Vereadora Ivana, que também estava presente ao evento, a escola é considerada pelos moradores do povoado como o bem mais precioso de Urucuia.
Foi um domingo muito especial. Ouvi alguns estudantes, alunos da Professora Ariaine, algumas mães que se declararam muito satisfeitas com o trabalho que se desenvolve com os estudantes na escola. Uma das mães declarou que a Professora Ariaine é muito criativa e que "quase não usa livro didático". Essa mãe, que também é professora da Escola, considera essa atitude "muito importante para o desenvolvimento dos alunos".
Todos nós que fazem parte dessa rede gigantesca que é o Gestar II devemos nos orgulhar desse evento em Urucuia. Lá nesse povoado de gente alegre, trabalhadora e muito orgulhosa de sua cultura, o Gestar fez uma parceria de sucesso através das cursistas do Programa: Ariaine (cursista de Português) e Adriana (cursista de Matemática).

Um comentário:

  1. Olá, Sílvia,
    Como sempre, você...
    Trabalhando, descobrindo, sorrindo, vivendo, plantando, colhendo, aprendendo, ensinando...
    Perdoe o gerundismo, mas é assim que eu consigo(tento) definir esse seu jeito de sempre estar em movimento.

    ResponderExcluir