Amigos Conquistados

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Para começar bem 2010




Depois que iniciei o módulo de acolhimento do curso de pós-graduação fiquei um pouco mais ousada no uso das tecnologias da informação. As cursistas daqui de Esmeraldas enviavam uns arquivos por e-mail que eu nunca conseguia abrir. E ficava pensando em como fazer para abrir e ler o que elas enviavam. Não tinha nem coragem de perguntar pra alguém como fazer para conseguir ler esses arquivos. Depois que a gente deixa de ser analfabeto digital desenvolve uns escrúpulos nunca antes imagináveis. Acho que é o desconfiômetro que liga. A gota dágua foi quando a Ariaine, a cursista da Escola de Urucuia, entregou-me o portifólio e o projeto que ela construiu com a Adriana, Professora-Cursista de Matemática.


Quem disse que o computador abriu o cd? Eu, que já tinha comprado o notebook, tinha certeza que o aquivo abriria. Não abriu. É linux. Não abre nada. E agora? Perguntei pro Google. Nem sabia direito o que perguntar. Apenas desconfiava que o programa era 2003 e eu precisava de um programa 2007. Achei! O Senhor Google me disse que eu precisa apenas instalar uma coisinha que daí por diante eu não teria mais problemas quando abrisse arquivos mais recentes.


Esse Gestar... Não para de me ensinar as coisas que eu preciso aprender!Instalei a coisinha e abri o cd. Que bela surpresa. Como dizem os mineiros: "Quascaí"(quase caí). O portifólio da Ariane ficou lindo! Fiquei muito emocionada de ver um trabalho tão bonito por eu saber, além de outras coisas, do trabalho que deu pra fazer. Eu acompanhei de muito perto essa gestação. Na mesma hora liguei para ela, para parabenizá-la pelo excelente trabalho.


A Ariaine Alves Costa foi a cursista mais presente nas oficinas. Ela acompanhou o curso desde a primeira reunião. Pontual, dedicada, muito competente. Organizadíssima, como poucas pessoas conseguem ser, ela construiu um projeto interdisciplinar com a Cursista Adriana, de Matemática. Quando eu fiz a visita em Urucuia, em outubro, percebi o carinho e o respeito dos estudantes e da comunidade pela Professora e o compromisso dela na aplicação das atividades para a construção dos relatórios.


É o Gestar transformando.


Tentei de tudo para encerrar as oficinas junto com o ano letivo. Percebi que muita coisa ficaria para trás. Então, após conversar com as cursistas, optamos por terminar em fevereiro. Assim poderei fazer as visitas nas escolas e acompanhar a consolidação dos projetos de intervenção. Durante esse período também acompanharei algumas cursistas que ainda não conseguiram terminar os portifólios, entre outra ações.

Não sei com ficará o Gestar II aqui em Esmeraldas. Ainda não conversei com a Coordenadora do Programa, Mariana. O que há de concreto é a falta de interesse do corpo docente do município em participar do Programa. Por isso não tenho esperanças de que a formação continue. O que é lamentável. Até o momento está previsto apenas que terminemos o que começamos com as quatro cursistas que ficaram: Andrea, Ariaine, Nolfira e Rosely.

Participar desse Programa foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida profissional. E a melhor maneira de começar bem o ano é agradecendo. E a melhor maneira de agradecer é por em prática tudo o que aprendi com meus amigos do Gestar, com os formadores da UNB, Professora Catia, Professora Cida e Professora Rosa Olímpio. Há também os blogueiros do Norte, do Sul, do Sudeste, do Centro Oeste e do Nordeste. Gente de todos os cantos do país que se encantou no embalar dessa rede poderosa que é o Gestar II.
É 2010 que chega cheio de esperanças. São poucas as certezas: a mudança da lua, a maré em movimento, o dia e a noite. Tudo é um vir a ser. Há muito que se construir. Antes, minhas mãos estavam vazias. Agora tenho ferramentas que me proporcionam a esperança na constução de um mundo melhor. Tenho companheiros que querem também essa construção. Não estou mais sozinha e sei por onde começar. Mãos ao trabalho!

2 comentários:

  1. É isso aí, garota! Mandou bem!
    Tá vendo que mineiro não fala só uai, trem, "quascaí"?
    Venha a Sete Lagoas para conversarmos sobre uma forma de trabalhar o Gestar neste 2010.
    Beijos,
    Cida.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Sílvia!
    Obrigada!!!
    Que 2010 traga muita coisa boa pra todos os educadores desse país!...
    Que possamos exercitar tudo que aprendemos no GESTAR, e apreender tudo que exercitarmos...
    Que possamos aprender e ensinar novas lições de esperança, de amor e de solidariedade!
    Feliz 2010 pra nós!!!
    Abraços,
    Bernadete.

    ResponderExcluir