Amigos Conquistados

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

É Dia do Professor!

Já estou cansada de ouvir que os professores não têm nada para comemorar. Tem professor falando até do constrangimento de se declarar professor. Eu tenho orgulho de ser professora. Se eu pudesse deixar alguma coisa para meus filhos, plantaria no coração deles o desejo ardente de ser professor.
Ser professor é muito bom! É um trabalho que faz a diferença. Cada professor tem seu jeito de trabalhar, de se relacionar com os estudantes, cada um é um universo de experiências, crenças, teorias, fazeres, sabores e saberes. Isso proporciona uma convivência rica em um ambiente onde a busca pelo conhecimento é o pano de fundo para as teias de relacionamento que se cruzam nas salas de aula, na sala dos professores, nos corredores da escola.
Enquanto uns professores ficam abaladíssimos com as bombas jogadas nos carros estacionados na escola, outros se preocupam, mas nem tanto.
Enquanto uns trabalham para que os estudantes tenham acesso à variante padrão da língua, pelo menos no ambiente escolar e nos aspectos mais gerais da língua, outros dizem "para mim fazer", justificando que a exigência de um Português mais "erudito" torna o professor um pedante.
Enquanto uns lutam pelos direitos da categoria, outros furam o movimento.
Aqui pode parecer, mas não são dois lados de um conflito. Como eu já disse, são universos inteiros. E todos os posicionamentos contribuem para fazer da escola, especialmente a escola pública, isso que ela é: o lugar da diversidade.
É importante discutir a questão da violência na escola? Claro que é. Mas também é preciso valorizar as relações. É importante ensinar? Não só é importante como é o dever da escola. É pra isso que a escola existe. Mas também é importante valorizar a cultura, as variantes de prestígio naquela comunidade em que a escola está inserida. É importante lutar pelos direitos da categoria? Imprescindível. O que não é possível deixar o rancor tomar conta dos corações.
Ser professor é muito bom. Não sou uma Poliana. Sei, tenho experimentado cotidianamente experiências nada edificantes nas salas de aula por onde eu tenho trabalhado. Já dei aula em tudo quanto é lugar, mas nada se compara às dificuldades que tenho aqui em Minas Gerais.
Não são só os alunos, não. Muitos colegas professores também fazem questão de dar uma alfinetada de vez em quando. As vezes essas alfinetadas se transformam em espadas ou flechas que acertam direto no coração.Todo dia tem algum leão pra matar, como nos circos romanos. Mas quero deixar minha marca. As humilhações, as dificuldades, o preconceito, a não aceitação, a gente vai vencendo em busca de um objetivo maior.
Sem exagero nenhum: adoro meu trabalho. Já pensei em deixar a sala de aula, mas para onde eu iria? Acho que penso nisso naqueles dias sem sol. Mas logo o sol vem e eu esqueço os dias de frio. Tenho horror ao frio.
Concordo plenamente que o professor do serviço público ganha mal. Especialmente o funcionário da esfera municipal e estadual. Minas Gerais é tão ruim quanto o Pará, nesse aspecto. Mas na Educação não há mais espaço para o amadorismo. É preciso ter formação. Estar preparado. Buscar. É preciso ser profissional cada vez mais.
Se tem muita coisa ruim: salário baixo, violência na escola, falta de respeito e de valorização, tem a vontade de fazer a diferença. tem a vontade de romper as barreiras da indiferença e do preconceito. E esse ano eu até ganhei um presente do MEC: o GESTAR II. Imagina se eu fosse pagar um curso desse porte. Como esse programa mudou a minha vida, agora eu não paro mais.
Estou muito feliz porque hoje é o meu dia. Sou muito feliz porque sou professora. Faço a minha parte. Faço o que eu gosto. Costumo dizer que eu nasci pra fazer isso. Parabéns a todos os professores e a todas as professoras do Brasil!

3 comentários:

  1. Você me emociona e me faz refletir...
    Anseios tão iguais...
    Sou professora, com muito orgulho e, como você, acredito no que faço. Obrigada e feliz dia dos professores!

    ResponderExcluir
  2. Amiga,Sílvia
    Como é bom saber que existem pessoas como você; pessoas de fé, de luta...que acreditam em dias melhores graças a nossa missão de encaminhar pessoas para a aventura da vida!...
    Você não está sozinha nesse sonho.E quando sonhamos juntos,a realidade começa a se concretizar!...
    Tudo de bom,colega. Você merece ser feliz!...

    ResponderExcluir