Amigos Conquistados

sábado, 21 de agosto de 2010

Produção de Materiais Didáticos para a Diversidade

Saí hoje de um encontro presencial (o primeiro) do curso ofertado pela UFMG, no polo UAB de Confins. Lá pudemos refletir sobre a autoria a partir do texto "Autor e Autoria" de Gilcinei Teodoro Carvalho. Uma discussão muito produtiva no sentido em que tive a oportunidade de pensar com mais clareza sobre as práticas que os professores tanto repudiam e que os estudantes aprendem de nós, seus professores: o control c+control v. Há muitos aspectos do texto que merecem ser discutidos, pensados e repensados pelos educadores do Brasil.

Também esteve presente no encontro a Pesquisadora Mariza Guerra de Andrade, para falar de um assunto de minha paixão: o patrimônio cultural. O tema da palestra da Professora Mariza: O Patrimônio na perspectiva da diversidade. Pena que foi pouco o tempo pra falar de um assunto tão vasto, tão significativo. A Professora Júnia Sales Pereira, coordenadora do curso, informou que haverá mais discussões sobre esse assunto.

Para iniciar a discussão assistimos ao curta "Dona Cristina Perdeu a Memória".

Antes de tudo isso, ainda pudemos assistir à Chimamanda Adichie: O perigo de uma única história
Se puder, assista ao curta e à palestra da romancista nigeriana Chimamanda Adichie. Você vai gostar, tenho certeza.

Saí desse encontro com uma vontade muito grande de fazer muitas coisas de forma diferente. A única vontade que não dá pra mudar é essa de ser Professora. Investir na minha formação é muito, muito gratificante mesmo.

Silvia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário